Pesquise nas páginas da Igreja:

27 de abril de 2006

Eps

Sabe como é, tava escrevendo só pra encher espaço e me passei: vai aí a correção do texto sobre Igreja (por ela agradeço ao Airton José da Silva): o substantivo grego ekklêsía aparece 114 vezes em o NT. O substantivo deriva de ek e do verbo kaléô e significa literalmente "(a coletividade) dos chamados". Porém, este significado não desempenha nenhum papel nos escritos. Na época grega clássica e no helenismo ekklêsía é a expressão técnica para designar a assembléia nacional composta pelos homens livres e com direito a voto (assim também em At 19,39).
Daí passou a ser empregada, em sentido amplo, para indicar toda assembléia pública (assim em At 19,32). Na maior parte das citações do NT, ekklêsía é empregado como termo cristão típico e deve ser traduzido por "comunidade" ou "assembléia da comunidade" ou "Igreja". Estatísticas: o termo aparece 3x em Mt; 46x nas cartas de Paulo; 16x nas cartas dêutero-paulinas; 23x em At; 2x em Hb; 3x em 3Jo; 1x em Tg; 20x no Ap.
(Fonte: BALZ,H.;SCHNEIDER, G. (eds.), Diccionario Exegético del Nuevo Testamento I, Sígueme, Salamanca, 1996, verbete "ekklêsía")

Nenhum comentário: